quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A missão: conhecer os Misiones Cuvée

Misiones de Rengo é um vinho que o brasileiro fica conhecendo nos restaurantes de Santiago e volta com a mala cheia desse produto. Já os varietais apresentam excelente qualidade e ótimo preço, razões que os levaram a ser um dos mais vendidos na Petit Verdot. Os reservas, mais encorpados e amadeirados, seguem essa mesma tendência e não param nas prateleiras.
 E o Cuvée Gran Reserva, da cruz roxa?
Carmenére, cabernet sauvignon e chardonnay são os três tipos produzidos com uvas especialmente tratadas e colhidas manualmente. São cuidados essências para a  produção de grandes vinhos e a linha Cuvée Gran Reserva é a top dessa bodega chilena que não cansa de surpreender e que acertou em cheio o paladar do brasileiro: os varietais são a bebida ideal para o dia a dia, os reserva agradam aqueles que preferem os mais amadeirados e os Cuvée devem ser destinados aos grandes momentos.
Um desses grandes momentos ocorrerá nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, quando a Petit Verdot, em parceria com a Interfood, promove a degustação dos três vinhos Cuvée. Será uma ótima oportunidade para chegar ao topo da Misiones. Não deixe de dar uma passada para degustar esses grandes vinhos, em mais um evento gratuito.
Misiones – Mas Misiones é muito mais que um vinho. Uma das melhores viagens que fiz  foi à Argentina e Paraguai, onde conheci as ruínas da Civilização Guarani, arrasada pelos exércitos portugueses e espanhóis na época de colonização da América Latina. Tijolo sobre tijolo, pedra sobre pedra, ainda podemos ter a dimensão do trabalho realizado pelos jesuítas, com cidades organizadas de uma forma  curiosa para abrigar a grande população guarani daquela época.
A Missão foi o filme de  Roland Joffé realizado em  1986. Trata da vida dos guaranis e dos jesuítas contada a partir das diferenças de pensamento e de conduta de dois padres: Miguel (Jeremy Irons) e Rodrigo (Roberto De Niro), este um mercenário, caçador de índios e que se converte ao cristianismo.
A dualidade – que era uma das marcas da Igreja Católica nos anos 80 – aparece claramente no ataque finai das forças espanholas. Miguel se entrega e entrega os guaranis nas mãos de Deus, durante uma missa brutalmente fulminada pelos soldados. Rodrigo, capitão acostumado às batalhas, reúne parte dos índios para resistir ao ataque dos colonialistas.
  Tudo em vão. Não havia como resistir ao ataque. Com isso, a Civilização Guarani foi dizimada, restando apenas as ruínas que podemos ainda visitar e reforçar nosso sentimento anti-colonialista.
Curioso que a caminho das Missões, podemos passar pela fazenda onde Che Guevara nasceu. No local, está sendo formado um museu com peças do polêmico revolucionário latino-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário