terça-feira, 20 de agosto de 2013

Preço do vinho em alta geral

       O mercado de vinho está inquieto. Todos os dias chega uma tabela nova, com aumentos em torno de 10%. Uma a uma as importadoras sucumbem ao peso de impostos, inflação e o dólar descontrolado. Enfim, o que já era caro comparado com todos os outros países, ficará fora do alcance da população.
      Em São Paulo o problema é ainda mais grave: é esperado para 1º de setembro reajuste da Substituição tributária, que passará de 14,3% para mais de 25%. Essa ganância pode acabar matando uma galinha de ovos tributários. Isto porque só o reajuste do dólar já seria suficiente para provocar aumento do preço de vinhos e, consequentemente, elevando os impostos.
     Com a disparada dos preços, espera-se uma redução do consumo ou, na melhor das hipóteses, uma viagem para baixo no mundo do vinho. Rótulos mais baratos poderão escapar da queda do consumo e com tudo isso quem perde é o consumidor, pois a evolução verificada no setor também sofrerá um choque abrupto.
     O que fazer? Infelizmente temos de relembrar os tempos da inflação e fazer nosso estoque, na esperança de que pelo menos o dólar baixe de preço e permita que as importadoras respirem e corrijam suas tabelas para baixo. Sonhar, sonhar.... (JR)
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário