sábado, 22 de agosto de 2015

Com vinhos da Narbona, Uruguai comemora Independência na Petit Verdot


 
Vinhos da Narbona para comemorar
 a Independência do Uruguai,
nesta quarta-feira, dia 26 de agosto



O Uruguai festeja sua Independência e a Petit Verdot realiza um evento especial no dia 26, quarta-feira: "As veias (viníferas) abertas da América Latina", em homenagem ao grande escritor uruguaio Eduardo Galeano e a todo povo do país vizinho que um dia se libertou do Império do Brasil. A data é comemorada no dia 25 de agosto, mas a festa da Petit Verdot será na quarta, dia 26. E festa uruguaia se faz com vinhos uruguaios, lembrando sempre que nem só de tannat vive a sua vitivinicultura.

Por isso,  Petit Verdot escolheu a moderna vinícola Narbona e vai apresentar cinco grandes vinhos: da linha Puerto Carmelo, o potente sauvignon blanc e o agradável tannat. Dos Narbona, o quase tinto rosé de tannat, o pinot noir com corpo e alma e o misterioso blend.
Um a um você irá conhecer e desfrutar esses vinhos de cultura diferente. São cuidadosamente produzidos pela jovem enóloga Valeria Chiola, sob consultoria de Michel Rolland, e que chegam até nós pela Devinum, trazidos pela Fabiana Bracco, a dama do tannat.

Narbona reúne modernidade na produção de vinhos, mas foi uma das primeiras bodegas do Uruguai, fundada por Juan Narbona em 1909. Foi desativada em 1970, mas voltou com a nova filosofia em 1998, quando houve novo plantio. A produção começou há pouco tempo e a primeira safra foi em 2009, já nas novas instalações construídas por Jerónimo Cantón, o comandante do projeto.

O escritor Eduardo Galeano foi um dos principais expoentes do movimento literários dos anos de chumbo na América do Sul e que consagraram escritores como Cortázar, Mario Vagas Llosa e tantos outros. Sua obra mais conhecida entre nós é "Veias abertas da América Latina" e de Galeano fiquemos com este seu pensamento:

"De nossos medos nascem nossa coragem e em nossas dúvidas vivem nossas certezas. Os sonhos anunciam outra realidade possível  e os delírios, outra razão. Em nossos desvios os resultados nos esperam, porque é preciso se perder para voltar a se encontrar."

Veias (viníferas) abertas da América Latina
Degustação de quatro rótulos na bodega Narbona
Dia 26.08.2015, às 20 horas.
Convites: R$ 40,00 por pessoa, mas pode ser grátis na compra de vinhos degustados (esta oferta não é válida para o consumo dos vinhos no wine bar)
Reservas: 3221.6251 (Vagas limitadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário