segunda-feira, 27 de julho de 2020

O peso do vinho

O peso do vinho

José Rodrigues


DICA - Laccertilia. Experimente

As Pessoas sempre me perguntam:

- Qual o vinho que você mais gosta?

Como advogado, vem sempre a primeira resposta:

- Depende.

Mas, como bom pisciano, sou contra as regras fixas. E aí complemento:

- Depende do dia, da hora, do que vou comer, com quem estou e, principalmente, o que estou com vontade.

Pronto, disse tudo e não disse nada.

Quando vou indicar um vinho, viro o que sou de gene, gênesis: jornalista. E aí faço uma pequena entrevista para descobrir a vontade do cliente naquela hora. Difícil é quando há duas pessoas e uma gosta de docinho e a outra de encorpadões. Aí, só a filosofia nos salva: a virtude está no meio, Zé, assopram no meu ouvido.

É que vinho é assim mesmo. Por isso, é divertido.

Geralmente, começo pelo peso do vinho. Peso do vinho? É. O dia e o clima nos indicam algumas regras: tintos leves no verão, pesados no inverno. Preferência pelos brancos e rosés que a gente toma gelados e acompanham comidas dos dias de calor. Já é um começo, mas lembro que as regras foram feitas para serem quebradas...

Pessoalmente, prefiro um pinot no verão e um bem mais encorpado no inverno. Mas de repente você está num churrasco numa noite de verão e bebe um malbecão...Pode parecer que todo mundo pensa assim, mas não é. Tenho um amigo que não dispensa o tannat em qualquer estação do ano. E você?

Se não tem uma opinião ainda formada, ótimo: você vai fazer grandes experiências na busca dessa sua verdade, isto é, vai beber muito vinho...


Nenhum comentário:

Postar um comentário