quarta-feira, 24 de julho de 2024

Degustações e feiras de vinho valem a pena? Depende..

 

Encontro do Nicolas Catena em degustação


Degustações e feiras 

de vinho valem a pena?

 Depende...


José Petit Rodrigues



São oportunidades de ouro para conhecer vinhos dos sonhos e poder conversar com as estrelas da enologia. Vale a pena, mesmo que a gente tenha de fazer uma poupança....

Sempre me perguntam se as degustações e feiras de vinhos valem a pena. Como advogado, respondo com nossa resposta básica: depende. Participo de muitas e acho que, no geral, compensam como investimento na sabedoria de conhecer nossa bebida preferida e em momentos de grande prazer.

Para mim, a melhor é a da Mistral, realizada a cada dois anos em São Paulo e no Rio. Uma ótima harmonização de experimentar vinhos junto com as estrelas da enologia. É cara, mas não tem preço. Na última - e só por exemplo - degustamos duas safras do ícone americano Opus One, além de um vinho de entrada (um vinhaço, que até gostei mais, dentro da minha vocação para ser pobre e que custa 2,6 mil reais...). Já os Opus variam de 5,6 a 8,6 mil reais.

Com o mago Vigil

É o paraíso. E todos os melhores produtores estão lá, com uns 500 de seus vinhos maravilhosos. Em 2025, me aguarde!

Em Santos, destaco as degustações da Decanter. Aparentemente, custam caro, mas abrem a chance de reverter parte do valor na compra de grandes vinhos que são oferecidos com ótimos descontos. Podemos provar grandes - e caros - vinhos, que não pertencem ao nosso dia a dia. E conversar com os produtores na boa, conhecer nossos ídolos... Além disso, tem uma irrepreensível mesa de comes para acompanhar os bebes. Vale sempre a pena. Agora, é esperar a próxima.

Mas tem eventos frustrantes também. No mês de junho foi realizado o Vinhos de Portugal em São Paulo, Vinhos tops, produtores, tudo certo. Mas o convite custou caro por conta das duas horas de duração do evento. A gente sai com vontade e bem frustrados.

Há também as feiras. Em outubro São Paulo receberá a ProWine, uma das maiores realizadas no país. Vale a pena até montar grupo para ir de van...

Com Susana Balbo
Falar em futuro, nesta sexta (26.07), teremos uma bela degustação em Santos, promovida pela Vinhos & Tais do Fernando Fernandes, o 5º Encontro de Queijos e Vinhos dp Centro Espanhol. Uma oportunidade de conhecer mais de 40 vinhos e se fartar em mesas de frios & quentes. O preço: o valor de um refeição num restaurante com possibilidade de um vinho de entrada. Se der.... Então, a resposta: vale a pena sim. Além dos vinhos e queijos, é sempre uma chance cada vez mais difícil de reencontrar os amigos deste mundo dos vinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário