quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Petit Verdot apresenta os vinhos Dos Fincas, da bodega de Carrodilla, a terra da santa protetora dos vinhedos

A Petit Verdot lança nesta sexta-feira (28) e sábado (29) em Santos os vinhos Dos Fincas, da Bodega La Amália, localizada em Carrodilla, perto da cidade de Mendoza, na Argentina. E Carrodilla é a terra da Virgem que leva o nome do lugar, a protetora dos vinhedos. Uma ótima oportunidade, pois, para a colocação da imagem da Virgem de Carrodilla no oratório da Petit Verdot.

A degustação ocorrerá nos seguintes horários:

Sexta-feira (28), das 18h30 às 20 horas – vinho Dos Fincas branco Sauvignon Blanc e o corte Cabernet/Malbec (90 pontos Wine Enthusiast, Best Buy)

Sábado (29), das 16h30 às 20 horas – vinho Dos Fincas branco Sauvignon Blanc e o corte Cabernet/Merlot (91 pontos Wine Enthusiast, Best Buy)

Participem desse evento original em homenagem a santa que protege as colheitas que resultam no vinho nosso de cada dia e também pode proteger-nos, os apreciadores de vinho.

Petit Verdot
Rua Alexandre Herculano, 79
Fone 3221.6251


A Virgem de Carrodilla
Anualmente, os mendocinos ligados à produção de uvas realizam um ato religioso, com procissão e tudo, em agradecimento a Deus pelos frutos recebidos com a participação da Virgem de Carrodilla, imagem que chegou à região em 1911, trazendo em suas mãos sementes de uva e que está ligada à história das colheitas. Esse evento é um dos maiores realizado naquelas terras em que praticamente só se fala em uvas e vinhos. Afinal, são mais de 1.200 bodegas só na Província (Estado, para nós) de Mendoza.

Durante uma das viagens a Mendoza, o Zé Rodrigues conheceu a história e a imagem na entrada da La Rural, produtora dos vinhos Rouinni e Trumpether e trouxe uma imagem para colocar no oratório que sempre existiu no quintal da Petit Verdot.

Independente de sua religião, vamos adotar esse costume mendoncino nesta outra terra dos vinhos.

A La Amália e seus vinhos
A família Basso começou a produzir seus vinhos em 1922, quando os irmãos Adolfo e Túlio se associaram a Emilio Tonnelier para comprar a Bodega La Purísima. Vendiam seus vinhos em barricas de madeira de 220 litros e treze anos depois compraram a Bodega Santa Ana, tão conhecida dos brasileiros e que é uma das líderes em produção na Argentina, tendo sido vendida em 1986 para a gigante chilena Santa Carolina.

As gerações dos Basso se sucederam no negócio iniciado por Adolfo e Túlio e, sem a Santa Ana, compraram em 1997 uma pequena Bodega em Carrodilla, sempre na liderança de Carlos, filho do fundador Hugo. Carlos e seu irmão Octavio compraram três anos depois o vinhedo chamado de Finca La Amália para produzir os vinhos. Em outra sociedade com o tio Adolfo e as primas Federica, Alejandra e Cláudia, mantêm um outro vinhedo, o Montes Negros.

Os Basso produzem três linhas de vinhos: Carlos Basso, La Amalia e Dos Fincas. No total, são apenas 150 a 180 mil litros anuais, destinados principalmente à exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário