terça-feira, 5 de junho de 2012

Uma noite a ser repetida


Palestra da Claúdia Oliveira sobre malbec no dia 23 de maio, regada com quatro rótulos desse vinho que se tornou ícone da Argentina e agora se expande pelo vizinho Chile? Só podia dar no que deu: uma noite inesquecível na Petit Verdot. Com o brilho de sempre, Cláudia falou sobre a razão do sucesso do malbec e, durante a degustação às cegas, todos puderam sentir as diferenças entre cada uma das marcas, dos mais simples (e bem pontuados por RP) aos mais estruturados.

Luna, de La Anita, foi o primeiro a ser degustado. A La Anita é uma das melhores butiques de vinho de Mendoza e pouco conhecida no Brasil. O cuidado com os vinhedos, a arte na preparação do vinho fazem seus produtos de um equilíbrio fantástico, sem abuso de madeira. O Luna mostra esse equilíbrio: sem passar pelas barricas de carvalho, é frutado e muito aromático, mostrando boa complexidade e adquirindo caracterísca própria dos vinhos da La Anita.

Llama, da Belasco de Baquedano, veio depois, até como pegadinha. Trata-se de um vinho que mereceu 90 pontos RP, simples e que de ótimo custo-benefício, na faixa de R$ 37,00. É um excelente vinho para o dia a dia, de qualidade excepcional, bem balanceado e extremante agradável de beber.

Como se viu até agora, dois vinhos só conhecidos praticamente pelos amigos da Petit Verdot.

O terceiro seguiu essa linha: malbec reserva La Amalia. Este já é mais complexo, passando doze meses em carvalho de madeira. É um dos vinhos descobertos pela Petit Verdot e, em silêncio, vai se impondo entre os apreciadores de um bom malbec. Tão bom que recebeu 91 pontos RP. Ele teve oportunidade de se apresentar em toda sua expressão, dividindo os presentes sobre o melhor vinho da noite.

A degustação foi fechada com outra pegadinha: o Secreto, da Viu Manent (91 RP). O que um chileno estava fazendo na seara dos argentinos? Pois é, degustação às cegas proporciona essas surpresas. E o desempenho do Viu Manent foi além do esperado: tânico, com carvalho bem perceptível, foi escolhido o melhor da noite. Os argentinos começam a enfrentar um forte concorrente.

No comando, Cláudia Oliveira mais uma vez brilhou, conduzindo com maestria a degustação, informando e fazendo os presentes descobrirem segredos escondidos em cada vinho. Uma noite a ser repetida, com outros vinhos. Aceitamos sugestões.

Um comentário: