quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Villa-Lobos na Petit Verdot: música, vinho e alma

A Petit Verdot, a Casa Valduga e o Quarteto de Cordas Tambaqui prestam nesta quinta-feira, dia 24, reverência a Heitor Villa-Lobos numa promoção imperdível: degustação dos vinhos que levam o nome desse ícone da música brasileira, produzidos em sua homenagem pela Casa Valduga, ao som do Quarteto de Tambaqui, integrado por Ulisses Nicolai (1º violino), Adonai Ribeiro (2º violino), Mauro Viana (viola), e Rossana Nicolai (violoncelo). Tudo isso no agradável ambiente da Petit Verdot, adega gourmet que é uma referência de qualidade em Santos.

O concerto informal ocorrerá às 20 horas, sendo seguido da degustação dos vinhos da Casa Valduga, que trará a Santos o sommelier Daniel Místico. Ele irá comandanr a segunda degustação dos vinhos da Casa Valduga este ano na Petit Verdot.

O MÚSICO – Heitor Villa-Lobos foi considerado ainda em vida o maior compositor das Américas e compôs cerca de 800 obras eruditas. Esse carioca das Laranjeiras passou para as partituras muito do Brasil que ele tanto amou. “Sim, sou brasileiro e bem brasileiro”, disse ele certa vez. E continuou: “Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho breques nem freios nem mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo”.

O VINHO - Para homenagear o cinquentenário da morte de um dos principais compositores da música universal, a Casa Valduga selecionou as mais finas uvas Cabernet Sauvignon e compôs uma verdadeira sinfonia de aromas e sabores em reverência ao célebre maestro Villa-Lobos. Promovendo iniciativas que buscam resgatar a identidade cultural do País, a Casa Valduga escolheu o maior músico erudito do Brasil para assinar um vinho elegante e complexo. “O Villa-Lobos Gran Reserva Cabernet Sauvignon brinda com requinte as diversas homenagens entre concertos, lançamentos de discos e recitais que aconteceram de Londres a Tókio, passando pelas principais capitais brasileiras”, destaca Juciane Casagrande, diretora da vinícola.

Isso aconteceu em 2009 e o Villa-Lobos da Casa Valduga é um ícone para colecionadores de bons vinhos e da boa música, este célebre tinto vem envolto em um delicado papel de seda com trechos das Bachianas Brasileiras, série de nove composições considerada a obra-prima no conjunto das centenas de músicas do artista.

O QUARTETO - O Quarteto de Cordas Tambaqui, formado por dois violinos, viola e violoncelo, foi criado pela vontade dos músicos de poder tocar e se divertir, com um repertório variado do clássico ao popular. Todos os membros do quarteto fazem parte da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e do Quarteto de Cordas Municipal Martins Fontes. Apresentaram-se em vários Teatros e Espaços Culturais no Estado de São Paulo. Recentemente o Quarteto participou da montagem de LA TRAVIATA, com a Companhia Casa da Ópera de São Paulo, por várias cidades do Estado de São Paulo.

Ouça O Trenzinho do Caipira, de 1930:


Nenhum comentário:

Postar um comentário