quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Da terra nascem os vinhos de Pedro Parra






Pedro Parra:
Doutor Terroir e seus vinhos

Por Luis Cruz,
sommelier da Petit Verdot

A alquimia do vinho



Respeitado mundialmente, consultor de terroir nos mais tradicionais países produtores de vinhos, apresenta o objeto de seus sonhos: vinhos da região de Itata com as vinhas mais antigas do mundo, com reduzida intervenção humana.
Eles têm tudo para te surpreender
 e já estão na Petit Verdot.




PhD em Terroir, o único da América do Sul, e Mestre em Agricultura de Precisão pelo Institut National Agronomique de Paris, Pedro Parra caiu nesse mundo por acaso. Em 1997 ele foi para Paris tentar ser saxofonista e montar um grupo de jazz, ao mesmo tempo em que cursava Agronomia. Quando Pedro viu um garoto de 12 anos tocando sax em Montpellier, ele desistiu da carreira musical, mas foi nesse mesmo período que um amigo do curso começou a convidá-lo para degustações de vinhos do Rhône, foi ai que sua vida mudou.

Parra trocou o sonho do sax pelo vinho
Depois de ter perfurado pelo menos 25.000 vinhedos pelo mundo para estudar tipos de solo e raízes de videiras, e prestar consultoria para dezenas de vinícolas em vários países, Pedro Parra ganhou o apelido de “Doutor Terroir” e decidiu voltar para o Chile para fazer seu próprio vinho, em sua cidade natal, Conceptíon, capital do Vale de Itata, região sul do país, onde foram plantadas as primeiras videiras da história do Chile pelos conquistadores espanhóis no século XVI. O solo dessa região é rico em granito, com forte influência dos ventos da costa e presença de muitas nuvens, esses fatores dão a Itata um longo período de amadurecimento das uvas criando grande complexidade aromática.

Imaginador é o vinho que Pedro sempre pensou em fazer assim que descobriu o potencial do terroir de Itata. Este vinho é um corte de quatro vinhedos de Cinsault plantados em colinas de solo de quartzo avermelhado a mais de 200 anos. No meio destes antigos vinhedos de Cinsault existem pequenas quantidades de outras cepas misturadas: Pais, Carignan, Muscat e Semillon formam o Field Blend.

A viticultura é de pouca intervenção, sem uso de produtos químicos, sem irrigação. As uvas são colhidas a mão, a fermentação é feita com leveduras indígenas das próprias uvas e o amadurecimento do vinho é feito em tanques de concreto para preservar a fruta, acidez e a mineralidade.  De Imaginador Cinsault são produzidas apenas 9.600 garrafas por ano.

O outro vinho de Pedro Parra se chama Pencopolitano uma homenagem as pessoas que nascem em Conceptíon. Ele é produzido a partir de um corte de seis vinhedos antigos, de Itata e Cauquenes. Essas vinhas velhas são uma mistura de várias cepas que cresceram juntas, Syrah, Carignan, Cinsault, Malbec, Pais e Carmenère, todas fermentadas juntas em tanques de cimento e inox.


Nenhum comentário:

Postar um comentário