terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vinhos de antigamente, raros e naturais




 Esta história podia começar assim: há mais de 350 anos, os espanhois plantaram uva em solo chileno para produzir seus vinhos. Mas a Petit Verdot vai contá-la de forma diferente: o enólogo Renán Cancino vai apresentar seus vinhos - Huasco de Sauzal - produzidos  como os de antigamente,  com uvas dos mesmos vinhedos plantados em 1650e mantendo a técnica daquela época, longe de produtos químicos, fertilizantes e invencionices modernas.

Nesta quinta. 24. às 20 horas. Reservas: 3221-6251
 
 Vinhos de antigamente,
 super atuais. Naturamente

Renán Cancino é o viticultor responsável pela Bodega El Viejo Almacen de Sauzal, que hoje faz um dos vinhos mais emblemáticos do Chile, resgatando a tradição herdada pelos espanhóis que plantaram no sul do Chile as primeiras vinhas do país. Todo trabalho é feito de maneira artesanal e natural, sem tecnologia, sem produtos químicos e fertilizantes sintéticos. São vinhedos antigos plantados em pé franco por volta de 1650 em Cauquenes no Maule, arados com cavalo e colhidos a mão. A vinificação é tradicional, em lagares de madeira abertos sem controle de temperatura com leveduras indígenas sem uso de sulfitos, o vinho matura em barricas velhas por 12 meses.  

A cepa País, chamada por Renán de “Chilena”, é a estrela do projeto, pois representa o vinho que era feito ali há 300 anos, é a origem da viticultura do Chile. Outra variedade importante que ele cultiva é a Cariñena, de vinhedos de 72 anos, esta que vem retomando seu espaço, vários produtores hoje estão reativando vinhas antigas e preservando este patrimônio histórico. O terceiro vinho de Renán é um raro 100% Garnacha que completa seu portfólio. 
Toda produção de Huaso de Sauzal não chega a 20.000 garrafas por ano, é um vinho artesanal feito da maneira mais tradicional possível, assim como os tataravôs de Renán faziam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário