sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Festa do queijo com sotaque alemão

Em agosto a Petit Verdot trouxe para Santos os queijos da colônia alemã russa Witmarsum, que têm toda uma história especial. Esses queijos apresentam uma leveza impressionante e sua qualidade inigualável é obtida pelos cuidados que começaram na escolha das vacas leiteiras de origem europeia e culminam no processamento do leite da Fazenda Cancela, a sede da Cooperativa Witmarsum, perto de Curitiba. A festa de lançamento foi um sucesso, tanto que os clientes estão pedindo mais uma edição. Pois aí está: dia 29 de setembro, quinta-feira, às 19h, haverá mais uma festa do queijo na Petit Verdot!

O ingresso custa R$ 30,00 por pessoa e dá direito à mesa de antepastos especialmente montada para a ocasião, além dos nove tipos de queijos Witmarsum à venda na Petit Verdot. Os vinhos para a harmonização serão cobrados à parte e poderão ser escolhidos diretamente nas prateleiras.

São apenas 25 ingressos, que deverão ser adquiridos antecipadamente na Petit Verdot. Outras informações serão fornecidas na loja ou pelo telefone (13) 3221-6251.


Serviremos os seguintes queijos:

TIPO ASIAGO - de origem italiana, tem massa semi-mole, pequenas olhaduras e sabor suave. Muito utilizado em lanches e em tábuas de queijos.

COLONIAL (natural e pimenta verde) - desenvolvido em Witmarsum, tem sabor suave, massa semi-mole, fechada e muito saborosa. Muito usado em tábua de queijos e no café da manhã. Disponível nos sabores natural e pimenta verde            

REBLOCHON - de origem francesa é pequeno, mas grande no sabor e aroma. Massa cremosa, fechada, muito usado em tábuas de queijos e gratinados.

BRIE - de origem francesa, é coberto de mofo branco que lhe confere sabor especial. Indispensável numa tábua de queijos combinado com frutas e geléia.

CAMEMBERT - queijo de origem francesa, conhecido como o rei dos queijos. Coberto com mofo branco, massa cremosa com sabor característico. Ideal para combinar com frutas e nozes

APPENZELLER - originário da região de Appenzel na Suíça, um queijo com leve sabor picante, com notável aroma frutado e de nozes. Harmoniza tanto no vinho branco Chardonay como nos tintos Pinot Noir e Merlot.

EMMENTAL - De origem suíça. Inicialmente com sabor adocicado, possui olhaduras grandes. Consumir com frutas, aperitivos, gratinados e outras receitas.

RACLETTE - de origem suíça, é um queijo que derrete uniformemente. É uma refeição aconchegante, com muito charme e requinte.


Conheça a Witmarsum, os menonitas e aprecie seus fantásticos queijos


A Cooperativa Witmarsum está situada à BR 277 no Km 146 no Município de Palmeira, na Região Sul do Paraná, distante 70 km de Curitiba, capital do Estado do Paraná.

Construída por pessoas que vieram da Europa, Menonitas que pertencem ao grupo de alemães russos que tiveram origem na Frísia, no norte da Holanda e Alemanha. “Menonitas” – assim chamados por seu líder espiritual, Menno Simons, um holandês que viveu entre 1492 – 1559, num lugar chamado Witmarsum. São descendentes de imigrantes que chegaram à Rússia, através da Prússia, de onde fugiram do comunismo e descobriram o Brasil por volta de 1930 em Santa Catarina. Após uma longa temporada neste local saíram para algo melhor e conseguiram comprar a Fazenda Cancela de 7.800 ha, que pertencia ao Sr. Roberto Glaser, dando inicio a formação da Colônia Witmarsum em julho de 1951, dividida em lotes rurais de 50 ha em média, destinada a cada colono.

Fundada em 28 de outubro de 1952, a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda, sucessora da Sociedade Anônima, que funcionava em Ibirama, no estado de Santa Catarina, organizou a migração dos colonos alemães daquela região para a Colônia de Witmarsum no estado do Paraná. O objetivo da então fundada Colônia, era coordenar a vida social e econômica de todos os imigrantes. Hoje a Cooperativa atua na região de Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas e Balsa Nova, no Paraná.

A Cooperativa conta atualmente com aproximadamente 310 sócios, que tiram seu sustento basicamente da agro-pecuária ou seja, produção de leite, frangos de corte, milho, soja, trigo, etc.

A Cooperativa tem como atividades industriais a fábrica de rações e fábrica de queijos finos e mantém toda estrutura para recepção e armazenagem de grãos produzidos pelos associados, bem como presta toda assistência técnica veterinária e agronômica, fornece todos insumos necessários para produção e atua na comercialização da produção de seus associados.

A Cooperativa é proprietária da escola, hospital e museu que hoje são administrados pela Associação de Moradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário