terça-feira, 17 de setembro de 2013

Alice Mesquita interpreta a alma latina na festa Chilena da Petit Verdot

   A cantora Alice Mesquita vai interpretar músicas chilenas e latinas nesta quarta-feira, na Petit Verdot, durante a Festa do Chile. 

     Conheci o Chile primeiro através de sua música.
Meu primeiro professor de violão, para exercício da paixão de cantar, foi Andrés Garcia, um espanhol que morou em Mendoza. Passeei pelo folclore argentino, tão perto de minha terra natal, o Rio Grande do Sul.
Um dia ele trouxe a música Cuando p’a Chile me voy, cruzando la cordillera… cruzei a cordilheira nas asas da música e entrei no Chile, recuperando as músicas que sempre ouvi de Victor Jara, Violeta Parra. Lirismo e força do período revolucionário.
Anos mais tarde, numa peña folklórica de São Paulo, encontrei Lautaro Parra, sobrinho de Violeta Parra. Morava na França com Angel e Isabel Parra e tinha vindo ao Brasil fazer shows. Assaltado, foi abandonado pelo empresário e por aqui ficou. Foi um tempo de alegria e aprendizado dos ritmos chilenos.
Hoje em dia, passados outros tantos anos, é com emoção que retomo estas canções que sempre me recordam as viagens, as paisagens chilenas, a cordilheira de estranhas cores sempre presente ao longo do país.
Música, Vinhos, Gastronomia e povo gentil, este é o Chile para mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário